INFOGRÁFICO
O que é um infográfico?
Infográficos
são dados/informações apresentados com o auxílio de recursos
visuais. Sabe quando você explica algo, nota que não foi bem
compreendido e pergunta ao interlocutor:
– Entendeu
ou quer que eu desenhe?
Pois
bem, se a pessoa não entendeu, o próximo passo será o
desenvolvimento de um infográfico.
Simples
assim. Sempre que usamos imagens para explicar dados, temos
um infográfico.
Na
prática, vemos infográficos em diversos meios de comunicação
presentes no nosso dia a dia. No jornal que lemos durante o café da
manhã, nos noticiários, livros e principalmente, na internet.
A
internet é feita de informações e quando a informação que
desejamos transmitir não é tão atrativa, ou apresenta uma nível
de complexidade um pouco maior, infográficos são a saída
perfeita para informar e atrair a atenção do usuário.
Quais são os tipos de Infográficos?
Com
a vastidão de novas mídias que surgem no mundo
digital todos
os dias, infográficos também tomam novas formas e novas
plataformas.
Isso
nos possibilita explorar diversos recursos para a melhor transmissão
da informação.
Basicamente,
existem três tipos de infográficos: estáticos, animados e
interativos.
Infográficos estáticos
Muito
embora sejam os infográficos mais facilmente encontrados, isso não
significa que a sua execução seja menos trabalhosa.
Quando
o infográfico é apenas uma imagem estática, torna-se ainda mais
desafiador expressar e definir as informações.
Os
dados precisam ser bem organizados e, geralmente,
existe bastante informação textual nos infográficos estáticos.
Veja
o exemplo:
Este
infográfico foi feito para explicar a complexidade do porta aviões
britânico Queen Elizabeth. Para isso, o próprio navio foi ilustrado
para que cada parte fosse explicada.
Note
que em partes internas, o
corte do navio foi ilustrado ou então uma foto do interior acompanha
a informação de texto.
Infográficos
assim precisam ser muito bem organizados para que não fiquem
confusos. As fontes, os espaçamentos e respiros devem ser muito
equilibrados.
Muitos
detalhes para se preocupar.
Infográficos Animados
Um
recurso muito utilizado são os infográficos animados. Neles, pela
mobilidade, as informações podem ser mais bem divididas e
organizadas.
Tomando
o infográfico do porta-aviões como exemplo, se fosse animado em
forma de vídeo,
todo o conteúdo de texto poderia ser substituído por locução.
As
partes do porta avião poderiam ser mostradas em etapas lineares.
Recursos
de animação em 3D poderiam ser utilizados para mostrar o interior
do navio, por exemplo.
Tudo
isso facilitaria a compreensão do conteúdo final.
O
problema são as dificuldades
técnicas na
execução desse material.
Profissionais
que dominam animação e modelagem 3D são caros e um infográfico
com um nível de complexidade muito alta pode custar bastante
dinheiro.
Porém,
infográficos animados não precisam ser assim tão complexos. Veja o
exemplo:
Nesse
vídeo infográfico, a locução explicativa é aliada aos recursos
visuais animado para explicar o crescimento das redes sociais.
Neste
exemplo de como fazer um infográfico, o tema é o mesmo, mas dessa
vez sem locução, apenas dados escritos para serem lidos, auxiliados
pela animação.
Os
exemplos acima (feito pelo incrível site de infográficos Pictoline)
são gifs animados que explicam temas diversos.
Gifs geram
alto engajamento em
redes sociais.
Infográficos interativos
Esse
tipo de infográfico também exige um nível técnico avançado, uma
vez que envolverá, além de animações, conhecimentos de
programação.
O
infográfico deve ser manipulável pelo
usuário, de forma que ele consiga “passear” pelas informações
do infográfico por conta própria.
A
revista SUPERINTERESSANTE – que é uma sumidade no quesito – tem
alguns infográficos interativos excelentes, como
o que pode ser acessado clicando aqui.
Por que fazer um infográfico?
Por
quê eles são extremamente eficazes e por isso você deve aprender a
como fazer um infográfico!
-
90% da informação enviada ao cérebro é visual;
-
Recursos visuais são processados pelo cérebro 6 mil vezes mais rápido;
-
O ser humano retém, em média, 80% do que vê, 20% do que lê e 10% do que ouve;
-
Os infográficos podem aumentar o tráfego do seu site em 12%;
-
Nos últimos 5 anos as buscas no Google por infográficos aumentaram 25 vezes;
-
Conteúdos visuais está 40 vezes mais suscetível a ser compartilhado nas redes sociais que os demais tipos de conteúdo.
Além
disso, os infográficos são
atrativos, intuitivos, as informações são absorvidas mais
facilmente,
oferecem mais de um ponto de entrada para informações (isto é,
proporciona uma leitura não linear), ficam na memória, são auto
explicativos, são extremamente compartilháveis e possuem um
incrível potencial de gerar engajamento.
Quais são os recursos visuais utilizados?
Para
a criação de infográficos, alguns conceitos visuais devem ser
compreendidos.
Infográficos
usam linguagens visuais distintas com a finalidade de transmitir
informações de maneira clara e rápida.
Entenda
quais são e quando usar estas linguagens:
-
Linguagem verbal
Utilizamos
a linguagem verbal quando a representação gráfica/imagética de um
dos itens do infográfico se torna muito complexa ou simplesmente
menos eficiente.
Ao
invés de correr o risco de tentar representar algo com uma forma que
pode ser mal interpretada ou não compreendida, usa-se a palavra
correspondente e isso
pode ser texto escrito ou falado (no
caso de um vídeo-infográfico com locução).
Esse
recurso é utilizado quando o que se deseja representar é muito
amplo ou abstrato. Ao contrário do que se pensa, não é por ser um
infográfico que tudo nele precisa ser imagem.
Comumente
utiliza-se linguagem verbal em títulos, legendas, blocos de textos,
valores e quantidades (entre outras informações numéricas).
Ao
utilizar essa linguagem, evite textos muito longos.
Em
infográficos, textos tem a função de auxiliar a compreensão, e
não a de passar a mensagem completa.
Se
não, não seria um infográfico, mas sim uma página de livro com
figuras.
-
Linguagem Esquemática
Nessa
categoria podemos encontrar elementos que representam conceito
abstratos como setas indicando direções, elementos que indiquem
movimento (como linhas usadas para indicar que um objeto está se
movendo, como o exemplo que segue).
Também
se enquadram nessa categoria elementos como gráficos, tabelas,
diagramas, linhas, etc.
-
Linguagem Pictórica
A
linguagem pictórica abrange representações mais literais de
objetos concretos do mundo físico.
Podem
ser representações fotográficas e realistas (como no exemplo dado
do navio) mas também podem ser representações ilustrativas bem
sintéticas e icônicas.
É
importante lembrar de que, quando falamos de representações
visuais, principalmente nas menos literais, deve-se tomar
muito cuidado pois pessoas diferentes interpretam coisas diferentes.
Essas
interpretações são influenciadas por diversos fatores, como
diferença cultural e o próprio contexto.
Isso
significa que não devemos nos valer dos nossos próprios valores e
tomá-los como absolutos.
Se
você mostrar um ícone que representa uma borboleta para alguém e
essa pessoa disser que, para ela, aquilo lembra um motor de carro,
você deve repensar a imagem que você escolheu para representar a
sua borboleta.
Agora
que já sabemos disso tudo, mãos à obra.
Como fazer um infográfico?
1. Foco
A
função do infográfico é a de informar algo. Definir sobre o que é
que você quer informar é obviamente o primeiro passo.
Além
do tema, defina
a sua persona. Defina
os seus objetivos. Defina a linguagem que você vai utilizar.
Faça o escopo completo do seu infográfico.
2. Pesquisa
Não
cabe a este post render muito no assunto da pesquisa, mas fica aqui a
dica de que é
muito importante ter certeza da procedências das suas fontes.
Passar
informações duvidosas através de qualquer meio pode arruinar a
imagem da sua marca.
Alguns
bons canais de informações confiáveis são os seguintes sites:
-
Séries estatísticas: Aqui você encontra séries históricas e estatísticas divulgadas pelo IBGE.
-
OMS (Organização Mundial da Saúde);
-
WTO (Organização Mundial do Comércio);
-
Google Data: Aqui você encontra indicadores do desenvolvimento mundial.
3. Seleção
Tendo
a sua pesquisa feita e toda a suas informações reunidas, é hora de
peneirar.
Avalie
e selecione as informações que melhor explicam o seu tema
escolhido.
Faça
cruzamento de dados, de uma forma que no fim você consiga passar
toda a informação que deseja.
O
objetivo é selecionar e não resumir um punhado de informações.
4. Redação, revisão e correção
Agora
é hora de organizar
o conteúdo, já
pensando na estrutura do seu infográfico.
O
que de fato vai pro seu infográfico final. Revise e corrija
possíveis erros.
5. Rascunho
Faça
um rascunho do seu infográfico já organizando as informações no
formato escolhido.
Rascunhe
as imagens, colocando-as nos espaços onde ficarão no produto final.
Organizar
as coisas agora facilita os trabalhos que vem a seguir.
6. Execução
Hora
de construir a nossa bela peça informativa e visual. Para isso,
alguma ferramenta de edição gráfica se fará necessária. A
seguir, algumas recomendações.
6.1. Ferramentas
-
Freepik: esse site grátis de imagens é uma mão na roda para qualquer designer. Se você fizer a busca “infográfico” neste site, diversos templates prontos para download surgirão. Aqui você também pode fazer download de ícones, ilustrações e fotos. Ou seja, tudo que é necessário para a criação de um infográfico. A manipulação desses arquivos adquiridos nessa página demandam conhecimento em softwares gráficos como os citados no ítem anterior.
- Easel.Ly: O Easel.ly é um site bem completo que oferece 15 temas, totalmente personalizáveis. Você pode modificar os infográficos para atender a sua demanda de maneira simples e fácil. Basta clicar, arrastar e soltar os textos e figuras para a região da imagem que você quiser. As cores de fundo, o envio de imagens salvas no seu computador entre outras funções avançadas estão disponíveis. Basta soltar a imaginação!
- Venngage: essa poderosa ferramenta gratuíta conta com inúmeros templates de infográficos para serem editados com interessantes opções de customização.
- Piktochart: essa ferramenta funciona como um tutorial passo a passo. Vai te guiando enquanto você desenvolve o seu infográfico. A sua utilização é gratuita, mas também é possível uma assinatura para que dá acesso a funcionalidades diferenciadas.
- Infogr.am: mais de 1 milhão de infográficos já foram feitos com essa ferramenta que permite a criação de gráficos, tabelas e ícones descolados. A inconveniência é que, tendo o seu trabalho pronto, você só consegue o arquivo final se tiver a conta PRO, que é paga.
- Visme: ferramenta online gratuita bastante intuitiva e de fácil utilização especializada na criação de infográficos.
- Canva: ferramenta online e totalmente gratuita pra quem não é designer (se bem que até designers experientes também usam o canva, por sua versatilidade e qualidade). Aqui pode fazer peças gráficas de alta qualidade facilmente. Esse site também oferece diversos templates para manter os seus designs harmônicos e organizados. Na sessão Bloggings & Ebooks existe uma opção chamada Infographics. Nela você terá diversas opções para customizar o seu próprio infográfico. Brinque sem medo!
Com
todas essas ferramentas, ficará muito fácil fazer o seu
infográfico.
A
seguir daremos algumas dicas de design para que o seu infográfico se
diferencie em meio a tantos outros.
6.2. Dicas de design
-
Cuidado com a hierarquia das informações.
-
Trabalhe com uma família de fontes bem completa com variações de peso. Isso ajuda a destacar pontos importantes e facilita na leitura e compreensão dos dados. Evite usar mais de três fontes diferentes.
-
Escolha o melhor estilo gráfico para o seu infográfico. Em alguns casos, ícones mais sintéticos serão mais apropriados. Em outros, ilustrações mais realistas ou até fotos passarão melhor as informações. O importante é que os elementos escolhidos ajudem a identificar o que é o que no seu infográfico. Diversos sites para download de imagens aqui e aqui.
-
Use bem as cores. Tenha uma paleta de cores definida para não deixar o seu infográfico muito alegórico e confuso. Lembre-se também que diferentes cores remetem a sensações e propósitos diferentes, como pode ser visto neste artigo. Aprenda a escolher as cores que melhor convertem lendo este arquivo.
-
Não se esqueça de adicionar o seu logo. Como o seu infográfico vai ficar incrível, muitos vão querer copiá-lo. Não há problema em que outros sites e blogs publiquem o seu infográfico, contanto que dêem a ele os devidos créditos. E isso muitas vezes não acontece. Logo, é interessante inclusive adicionar o seu logo em marca d’agua em cima do infográfico, para que a sua marca não possa ser apagada em algum software gráfico.
Gostou
do nosso passo a passo? Então confira também o nosso infográfico
metalinguístico de como fazer um infográfico!
Infográficos valem a pena?
Por
mais que possa ser um pouco mais trabalhoso do que os demais
materiais, infográficos possuem um potencial de transmissão de
mensagens as vezes muito superior à o de um texto corrido.
Na
verdade, alguns assuntos são muito mais bem esclarecidos se forem
“desenhados”. Além disso, a sua assimilação é de fato muito
rápida e o potencial de viralização de um infográfico é muito
grande (se o seu infográfico tratar de um assunto relevante para um
segmento e se for muito bem feito).
São
diversas as vantagens de se investir um pouco mais de tempo em um
material que vai dar visibilidade e credibilidade à sua marca, além
de gerar
tráfego e leads.
E
tudo isso pode ser feito com ferramentas gratuitas disponibilizadas
na internet.
Se
você já criou algum infográfico, ou tem algum exemplo que deseja
mostrar, deixa pra gente nos comentários.
Espero
que esse artigo tenha sido útil para você aprender a como
fazer um infográfico e espero ver vários infográficos criados por
vocês nos comentários. Ah, e não deixe de conferir
nosso infográfico
sobre a Jornada do Cliente,
tanto para tirar ideias quanto para entender como o consumidor vai
chegar até o seu negócio!
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