segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Teatro "O Corcunda de Notre-Dame"

Trabalho realizado com a Turma 82 sobre preconceito, na disciplina de Língua Portuguesa, a partir do teatro O Corcunda de Notre Dame. Também foram relacionados outros livros lidos ou filmes assistidos sobre o tema.













Imagens google
O teatro “Corcunda de Notre-Dame” relata a história de um homem feio que sofria preconceitos e era acusado injustamente só por causa de sua aparência. Consideramos que essa atitude é totalmente errada e inaceitável, porque apesar de tudo ele era um homem bom e honesto que também amava e sonhava em ser amado. Quasímodo não tinha coração de pedra, mas era mais forte do que muitas pessoas de boa aparência. Outro exemplo de preconceito é o livro “O Patinho Feio” e o filme “Shrek 1 e 2”, porque também são rejeitados e excluídos por causa da aparência. Concluímos que preconceito é ignorância, pois apesar da aparência física todos somos seres humanos e merecemos ser respeitados, porque o que somos por fora é só mais um detalhe.
Fernanda e Luana C.

Há vários tipos de preconceito, mas o que o teatro quis nos mostrar é o preconceito entre pessoas “bonitas e pessoas feias”.
O teatro “O corcunda de Notre-Dame” expõe o preconceito das pessoas em relação ao corcunda, pois aparentemente as pessoas o viam como uma pessoa feia, mas por dentro ele era muito humilde e generoso.
Ao mesmo tempo no filme “Sherek 2” mostrava a indiferença das pessoas em relação ao Sherek, mas quando ele tomou a poção e ficou “BONITO” as pessoas começaram a achá-lo “normal”, esse tipo de atitude é errada.Na verdade, não se deve julgar uma pessoa porque ela é feia, devemos conhecê-la, saber qual é seu interior.
Maiara e Rúbia


Preconceito é algo que todos sentem, seja em relação a si mesmo ou aos outros. A peça de teatro “O Corcunda de Notre-Dame” aborda com muita força esse assunto. Quasímodo sofreu preconceito desde suas primeiras horas de vida, quando foi abandonado por causa de sua aparência. Isso é mais comum do que muitos pensam, aparece em muitos livros e filmes, além da vida cotidiana.
Nós defendemos a idéia de que todos, um dia, sofrerão o preconceito, seja pela aparência, raça, cor, condições financeiras, inteligência, cultura, religião...
Às vezes as pessoas sofrem preconceito só por causa da aparência, porque são gordos demais, magros demais, baixos e até altos. Então querem que sejamos como? Todos iguais, a mídia manipula isso. Ninguém é perfeito, perfeição não existe!A raça e a cor influenciam muito na imagem que passamos aos outros, mas devem levar em conta que essas diferenças são naturais e deve existir o respeito, porque se fôssemos todos iguais o mundo não teria graça.
Ângelo e Luana B.

O Corcunda de Notre-Dame retrata o preconceito entre as pessoas. Primeiro quando Quasímodo era excluído no alto da torre. E depois quando Esmeralda não era bem aceita por ser uma cigana. Já o Padre Frollo não seguia os preceitos do Evangelho, queria ter Esmeralda para si. O mesmo ocorreu co Phoebus, era casado e seduzia todas as moças jovens, até Esmeralda ingênua acreditou que o chefe da guarda (Phoebus) poderia ser com quem ela pudesse viver. No teatro foi possível ver que há muitos tipos de preconceito, entre eles destacamos a aparência, no mundo as pessoas julgam outras por sua beleza. Assim, muitas pessoas belas por dentro são excluídas pela aparência. Todos são iguais, cada um tem seu valor, seja bonito ou feio!
Muni e Tys


O teatro “O Corcunda de Notre Dame” conta a história de um menino que foi abandonado pela sua mãe por ter nascido deformado. Foi adotado pelo padre Frollo, o padre o criou em cima da torre da igreja de Notre-Dame e foi isolado de tudo o que acontecia na cidade. Ninguém gostava dele, pois ele era feio e corcunda, ele era acusado injustamente por um crime que ele não cometera. A pessoa que o acusara era Phoebus.
Nátaly



Com o teatro nós podemos perceber que em nosso dia-a dia há sempre pessoas com preconceitos, pessoas que não sabem e não aprendem quando criança a respeitar as diferenças das pessoas de outras raças, religiões, cor e cultura.
Um exemplo é a história do Patinho Feio. Ele era rejeitado por ser feio e excluído dos outros.
Porque há preconceito no mundo?Você já teve preconceito na sua vida?
Lucas T. Lucas S., Tiago

Veja alguns sites sobre preconceito:

FÓRUM
Você considera que existe preconceito na sua escola e na sua comunidade? Se existe, de que forma ele se manifesta? Como você pode agir diante disso?