sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Encontro com o Escritor Luis Dill


No  dia 21 de outubro, quinta-feira,
a Escola recebeu o escritor Luís Dill.


Luís Dill nasceu em Porto Alegre no dia 04 de abril de 1965. Formou-se em Jornalismo pela PUC / RS. Como jornalista já atuou em assessoria de imprensa, em jornal, em rádio, em televisão e em Internet. Atualmente é Produtor Executivo da Rádio FM Cultura na capital gaúcha onde reside. Como escritor estreou em 1990 com a novela policial juvenil “A Caverna dos Diamantes”. Atualmente tem 31 livros publicados, além de participações em diversas coletâneas. Também é colaborador de jornais e de revistas. Já foi finalista de diversos prêmios literários tendo recebido o Açorianos na categoria contos pelo livro Tocata e Fuga (Bertrand Brasil) e na categoria juvenil com o livro De carona, com nitro (Artes e Ofícios). Na sua atividade de escritor, participa de feiras do livro em todo o Rio Grande do Sul e de variados tipos de encontros com leitores em escolas e universidades. O autor também ministra oficinas literárias e tem o site www.luisdill.com.br.

A turma 72, no componente curricular de Língua Portuguesa, trabalhou com o livro De carona, com nitro.


De carona, com nitro
(Artes e Ofícios, 2009)


O livro apresenta diversos personagens que se encontram em momento trágico: um acidente de trânsito. Os que não participam diretamente do fato serão profundamente afetados. O texto não pretende encontrar soluções ou dar respostas. Não julga. Não condena. Não dá lição de moral. Apenas oferece a possibilidade de reflexão.


Trecho:
Tragédia foi a palavra mais utilizada pelos meios de comunicação. Traduzia bem o ocorrido no cruzamento das duas avenidas na manhã do primeiro domingo de outubro. Um dos jornais da capital, na edição da segunda-feira, apostou na ousadia: usou todo o limite da capa para estampar a foto do acidente sob a manchete de tão-somente oito letras. Nada mais havia para ser explicado. As cores da imagem mostravam óleo e sangue misturados sobre o asfalto. Em segundo plano, sem foco, destroços dos carros envolvidos e pés por baixo de plásticos brancos.




Do coração de Telmah
(Artes e Ofícios, 2010)


Essa história escrita em 500 tweets conta a dúvida da jovem Telmah. Como Hamlet, a morte do pai a persegue e a faz pensar em vingança. Também como o célebre personagem shakespeareano, ela encontrará tragédia e dor.


Trecho:
142
De novo o termômetro gelado na minha axila. Vamos esperar uns minutinhos. A voz me chega áspera de preocupação.

143
É... baixou um pouquinho... Não há satisfação na voz. Não esquenta, digo, não deve ser nada importante. Febre sempre é, ouço.

144
A natureza da minha febre é a vingança. Deve ser isso no fim das contas. Ou será um delírio de amor? Ou a aparição de um fantasma?

Veja alguns trabalhos realizados pelos alunos:





















Serra Gaúcha, muito prazer!

As turmas 72, 81 e 82 da escola, no componente curricular de Língua Portuguesa, elaboraram um cartão postal divulgando as belezas da Serra Gaúcha aos alunos do Colégio Pedro Varela de Montevidéu. Os alunos uruguaios receberam os postais quando chegaram à Universidade de Caxias do Sul. O objetivo do trabalho foi o de proporcionar a interação entre os alunos brasileiros e uruguaios bem como divulgar as belezas da Serra gaúcha.