quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Texto produzido por alunas da Turma 82 nas aulas de Língua Portuguesa

A grande mudança


Não sei como a professora quer que eu preste a atenção na aula com um deus grego do meu lado. Tão lindo, tão gato, mas tão chato que nunca olhou pra mim. Só que um dia isso vai mudar, ele vai perceber a pessoa linda que eu sou (embora eu mesma não tenho certeza disso).
Mas a Tati, minha melhor amiga, é tão linda que até mesmo o Igor só tem olhos pra ela.
Aí o Igor esbarrou em mim, que sorte sentar ao lado dele ... mas nem pediu desculpas.
Eu preciso ser notada por alguém e a única pessoa que pode me ajudar é a ... TATI!
- Tati, eu quero ficar bonita, quero ser notada por ele!
- Vai ser difícil, mas amiga é pra essas coisas. Te encontro na tua casa às 15h30min para irmos ao Shopping.
Hoje acordei, sei lá, mas mais bonita. Todos ao meu redor me olhavam um pouco diferente. Quando entrei na sala, todo mundo parou o que estava fazendo e ficou olhando para mim, até mesmo o Igor!
Então, sentei na minha cadeira e lá estava ele, ao meu lado, me olhando impressionado.
- Quem é você, gatinha?
Senti uma emoção enorme quando ele falou comigo e ainda me chamou de GATINHA!!!
- Você não me reconhece? Quem sempre senta do seu lado?
- Você é a ... CAROL?!?!
- E por que não seria?
Desde aquele dia, ele tem falado mais comigo, como dois bons amigos, mas senti que ele queria mais que amizade.
- Carol, como você está linda!
Esse é William, o nerd da turma, mas ele é tão legal e divertido. Ele é único que me notou até agora.
Mas a visão dos meus sonhos era Igor vindo ao meu encontro, pegou em minha mão e disse:
-Carol, não sei como eu não tinha percebido antes que você era a garota dos meus sonhos. Vamos recuperar o tempo perdido saindo hoje à noite?
A cantada era barata, mas aceitei sair com ele às 19h.
Acordei pensando na noite de ontem, foi terrível, ele é um boboca, chato e metido. Não sei como vou me olhar no espelho por saído com o cara mais nojento da escola.
Cheguei na escola desanimada.
- E aí, moça bonita? Como vai a garota mais linda da escola?
- Bonita agora, porque só agora o ridículo do Igor me notou.
- Ele é ridículo mesmo, pois só a viu quando sua beleza exterior foi realçada. Carol, eu sempre te achei bonita, desde quando você usava aquele óculos e aparelho.
- Por que você só me disse isso agora?
- Você acha que eu tinha alguma chance, você só tinha olhos pro Igor.
Como fui burra, eu tentei mudar para ser notada, enquanto o William sempre gostou de mim como eu era. Não preciso mudar para ser notada (mas não vou voltar a usar óculos e aparelho).
Então, passei minhas mãos sobre o rosto dele. Olhei profundamente em seu olhos e dei um longo beijo apaixonado.
- E o Igor?
- Dei um fora nele. Quem precisa de um almofadinha nojento se eu tenho um nerd gatinho?

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Texto selecionado pela aluna Lyandra Ferreira Costa

A saudade...

A saudade traz algo diferente, faz que uma ausência se torne presença. Sabe?
Hoje pensei em fugir, andar, correr muito. Fugir de você, esquecer você e esquecer que te amo. Mas é difícil! Sabe? Não consigo te esquecer...
A gente sorri para esquecer e esconder a tristeza e a dor. Saem gargalhadas para esconder o sofrimento. Então, fugi, mas enquanto a paisagem passava velozmente, fora dos vidros do carro você nem sabe o que aconteceu, veja: no vidro do carro eu o via, via sua imagem. Quanto mais eu corria para esquecê-lo, mais você estava presente.
A brisa pronunciava teu nome, gritava, chamava por você. Se aqui você estivesse por certo viria que embora eu me esforçasse as lágrimas enchiam meus olhos, e seu rosto está refletindo naquela lágrima que, teimosa, brotou e foi deslizando mansamente, murmurando, suavemente seu nome numa prece de amor e abandono.
Triste naquela solidão, pensava em você, chamava por você e gritava seu nome como a brisa. Só o silencio eu tinha como resposta, mas eu não perco as esperanças, quem sabe um dia eu chame por você e junto de mim, segurando a minha mão você vai se dar por conta que te amo de verdade e não é um amor de mentira!Eu te amo e nunca esqueça disso...

Alguns parágrafos elaborados a partir da Palestra de Jorge L. R. De Godói aos alunos da Turma 82

Quem Somos Nós?

Na palestra ele nos indagou: Quem somos nós? Será que sabemos responder a essa questão? Por que é tão difícil refletirmos sobre isso?
Penso que deve ser assim tão difícil, pois na verdade ainda não descobrimos nossa real personalidade, somos ligados a coisas superficiais, que nos impedem de refletir sobre nosso interior.
Nos tempos de hoje os valores estão mudando, estamos nos esquecendo do que há por dentro, que cada um tem o seu jeito de ser.
Precisamos ter objetivos e escolhas, que devem buscar uma melhor qualidade de vida.
Nunca desista, pois precisamos tentar e lutar por aquilo que queremos. Nossos sonhos são uma parte de nossas vidas, temos que lutar até o fim.


Individualismo

O individualismo não nos leva a nada, temos que ter companheirismo, ser mais amigos uns dos outros, pensar em todos, assim nada será impossível, se você acreditar.
Sem amigos não somos ninguém, pois você não os encontra em qualquer lugar, mas sim dentro de seu caráter.


segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Trabalho realizado nos programas Drawing for Children e Microsoft Word (desenhos e histórias), com os alunos do Curso de Informática.


Peter -Pan , O garoto que se recusa a crescer, espreita a casa pois Wendy , a mais velha dos filhos do casal , Crê que ele exista e já convenceu seus irmãos, João e Miguel . Wendy tem certeza disto, pois Peter Pan perdeu sua sombra. Aproveitando a ausência dos pais de Wendy, ele vai até a casa dela. Após recuperar sua sombra, Peter Pan ensina a Wendy, João e Miguel o que devem fazer para voar: pensar em algo bom e usar um pó mágico, que uma pequena fada, Sininho,joga sobre eles. Peter leva as três crianças para um passeio na Terra do Nunca, uma ilha encantada que é o lar de Peter, Sininho, os Garotos Perdidos e um maquiavélico pirata, o Capitão Gancho , que jurou se vingar de Peter. Gancho perdeu uma de suas mãos em um duelo com Peter Pan, com ela tendo sido comida por um crocodilo que agora segue sempre o navio do Capitão Gancho realmente se complica quando Sininho fica com muito ciúme de Wendy e quer prejudicá-la.
Pois quer comer o resto. Tudo realmente se complica quando Sininho fica com muito ciúme de Wendy e quer prejudicá-la.




Certo dia, 40.000 antes de Cristo, Deus (Smidili) criou o universo. Mas não é a mesma história contada pela Bíblia, os fatos são muito loucos. Calcula-se que tinha mais de 250 planetas, mil e poucas galáxias e 5 sóis. Cem (100) planetas com existência de vida e 90 luas cada planeta. As vidas eram tranqüilas e sem guerras.


A Cidade Misteriosa

Era uma vez uma cidade onde aconteciam coisas estranhas, mas ela era muita conhecida por seu circo, que era popular por ter bons artistas.
Um dia nesta cidade um homem disse que viu um palhaço mal-assombrado, que era feio e horrendo, que o apareceu como uma ilusão em um dos shows do circo. Ninguém acreditou nele, mas um dia o palhaço se revelou a algumas pessoas em um show, logo após do término, no camarim, e os que o viram ficaram com muito medo.
Alguns dias depois as pessoas que o testemunharam sumiram, sem deixar pista alguma como em pleno ar.
Vendo isso todos se assustaram e ficaram em suas casas, com medo, e com mais medo de que toda fama da cidade acabasse por aqui.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008


Trabalho realizado com a Turma 301, no programa Drawing for Children, sobre horas.



segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Teatro "O Corcunda de Notre-Dame"

Trabalho realizado com a Turma 82 sobre preconceito, na disciplina de Língua Portuguesa, a partir do teatro O Corcunda de Notre Dame. Também foram relacionados outros livros lidos ou filmes assistidos sobre o tema.













Imagens google
O teatro “Corcunda de Notre-Dame” relata a história de um homem feio que sofria preconceitos e era acusado injustamente só por causa de sua aparência. Consideramos que essa atitude é totalmente errada e inaceitável, porque apesar de tudo ele era um homem bom e honesto que também amava e sonhava em ser amado. Quasímodo não tinha coração de pedra, mas era mais forte do que muitas pessoas de boa aparência. Outro exemplo de preconceito é o livro “O Patinho Feio” e o filme “Shrek 1 e 2”, porque também são rejeitados e excluídos por causa da aparência. Concluímos que preconceito é ignorância, pois apesar da aparência física todos somos seres humanos e merecemos ser respeitados, porque o que somos por fora é só mais um detalhe.
Fernanda e Luana C.

Há vários tipos de preconceito, mas o que o teatro quis nos mostrar é o preconceito entre pessoas “bonitas e pessoas feias”.
O teatro “O corcunda de Notre-Dame” expõe o preconceito das pessoas em relação ao corcunda, pois aparentemente as pessoas o viam como uma pessoa feia, mas por dentro ele era muito humilde e generoso.
Ao mesmo tempo no filme “Sherek 2” mostrava a indiferença das pessoas em relação ao Sherek, mas quando ele tomou a poção e ficou “BONITO” as pessoas começaram a achá-lo “normal”, esse tipo de atitude é errada.Na verdade, não se deve julgar uma pessoa porque ela é feia, devemos conhecê-la, saber qual é seu interior.
Maiara e Rúbia


Preconceito é algo que todos sentem, seja em relação a si mesmo ou aos outros. A peça de teatro “O Corcunda de Notre-Dame” aborda com muita força esse assunto. Quasímodo sofreu preconceito desde suas primeiras horas de vida, quando foi abandonado por causa de sua aparência. Isso é mais comum do que muitos pensam, aparece em muitos livros e filmes, além da vida cotidiana.
Nós defendemos a idéia de que todos, um dia, sofrerão o preconceito, seja pela aparência, raça, cor, condições financeiras, inteligência, cultura, religião...
Às vezes as pessoas sofrem preconceito só por causa da aparência, porque são gordos demais, magros demais, baixos e até altos. Então querem que sejamos como? Todos iguais, a mídia manipula isso. Ninguém é perfeito, perfeição não existe!A raça e a cor influenciam muito na imagem que passamos aos outros, mas devem levar em conta que essas diferenças são naturais e deve existir o respeito, porque se fôssemos todos iguais o mundo não teria graça.
Ângelo e Luana B.

O Corcunda de Notre-Dame retrata o preconceito entre as pessoas. Primeiro quando Quasímodo era excluído no alto da torre. E depois quando Esmeralda não era bem aceita por ser uma cigana. Já o Padre Frollo não seguia os preceitos do Evangelho, queria ter Esmeralda para si. O mesmo ocorreu co Phoebus, era casado e seduzia todas as moças jovens, até Esmeralda ingênua acreditou que o chefe da guarda (Phoebus) poderia ser com quem ela pudesse viver. No teatro foi possível ver que há muitos tipos de preconceito, entre eles destacamos a aparência, no mundo as pessoas julgam outras por sua beleza. Assim, muitas pessoas belas por dentro são excluídas pela aparência. Todos são iguais, cada um tem seu valor, seja bonito ou feio!
Muni e Tys


O teatro “O Corcunda de Notre Dame” conta a história de um menino que foi abandonado pela sua mãe por ter nascido deformado. Foi adotado pelo padre Frollo, o padre o criou em cima da torre da igreja de Notre-Dame e foi isolado de tudo o que acontecia na cidade. Ninguém gostava dele, pois ele era feio e corcunda, ele era acusado injustamente por um crime que ele não cometera. A pessoa que o acusara era Phoebus.
Nátaly



Com o teatro nós podemos perceber que em nosso dia-a dia há sempre pessoas com preconceitos, pessoas que não sabem e não aprendem quando criança a respeitar as diferenças das pessoas de outras raças, religiões, cor e cultura.
Um exemplo é a história do Patinho Feio. Ele era rejeitado por ser feio e excluído dos outros.
Porque há preconceito no mundo?Você já teve preconceito na sua vida?
Lucas T. Lucas S., Tiago

Veja alguns sites sobre preconceito:

FÓRUM
Você considera que existe preconceito na sua escola e na sua comunidade? Se existe, de que forma ele se manifesta? Como você pode agir diante disso?

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

DIA DO PROFESSOR

Turma 52
"Esse é o dia das que me ensinam a usar meu coração para o bem!"
Pedro H. Turma 52




Túlio 52












































































































































quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Semana Farroupilha

Parabéns alunos pela participação do Concurso da Semana Farroupilha.

Categoria canto:

1º Lugar: Glayber de Souza

Categoria Declamação:

1º Lugar: Caroline Dambrós
2º lugar: Êrika M. Brandalise
2º lugar: Bruna Siqueira